Pular para o conteúdo principal

Madalena´s - Parquinho e Biblioteca

Nós, fomentadores da cultura, precisamos compreender que temos a responsabilidade de fazer chegar, até os mais longínquos e isolados locais, a nossa produção, porque temos que ter responsabilidade social também. Esta em nossas mãos também, o desenvolvimento intelectual dos brasileiros.

Como sabem, nós do Jornal Sem Fronteiras, estamos apoiando, oficialmente, a luta árdua da ONG Madalena´s para a realização do projeto sociocultural“PARQUINHO E BIBLIOTECA PARA ESCOLA CARENTE”, idealizado pelas escritoras Isis Dias Vieira e Lúcia Amélia.

O Projeto em questão foi apresentado em março, em Blumenau, durante o Sarau Sem Fronteiras, e consiste na montagem de uma Biblioteca Infantil e na montagem de um Parquinho para uma escola carente no interior do Estado do Espírito Santo. Trata-se da Escola Jardim de Infância Menino Jesus (fotos), no Distrito de Vila Verde, Município de Pancas (ES) e que possui inúmeras necessidades básicas, entre elas, as do projeto em questão.

Para a montagem da Biblioteca, contamos com o maior número de doações de livros infantis possíveis. A Escolinha funciona com 130 alunos, distribuídos em 5 turmas de 26 alunos cada. Portanto, solicitamos o envio de doações livros (seus e de seus amigos) diretamente para a Escola.

Mas não é só isso, precisamos de mais ajuda ainda.

Para a realização deste projeto, é preciso arrecadar uma verba para a compra do Parquinho. Com a venda das camisetas Madalena´s, tanto em Blumenau, quanto na Suíça, não foi arrecado o suficiente. É preciso arrecadar, pelo menos, mais 7 mil reais. Por isso, foi lançado o “Catalogo Artístico Mundo a Fora” - editado de forma bilíngue (português/inglês), pela Helvetia Edições e com a divulgação do Jornal Sem Fronteiras - onde escritores, artistas, músicos etc. poderão adquirir uma ou mais páginas para a apresentação de seu trabalho, em 7 países (Brasil, Suíça, Alemanha, Portugal, Angola, França e EUA).

Para que todos possam tomar conhecimento do regulamento, bem como conferir o modelo de uma página montada, convido-os a ver o regulamento em anexo. Mais informações devem ser obtidas pelo e-mail helvetiaedicoes@gmail.com com cópia para madalenas@hotmail.ch.

A participação de todos vocês é muito importante. Entendam que enquanto estarão divulgando seus trabalhos, vocês estarão também colaborando para uma causa muito nobre. Por isso, convido-os a juntarem-se nós.

Caso não possam participar do Catálogo, por questões financeiras, tenho certeza que cada um de vocês conhece alguém que possa. Então, comprometam-se com a causa, abordem diretamente um amigo e convide-o, efetivamente, a participar. Não se eximam desta oportunidade que bate à porta e convida-nos a exercermos nossa cidadania. Afinal, juntos, somos mais fortes!


Dyandreia Portugal
Jornalista Sem Fronteiras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um encontro brincante com o grupo Serelepe

O espetáculo  "Brinquedorias"  apresenta brincadeiras que não são muito conhecidas por aqui e acolá. Elas foram escolhidas por serem curiosas, instigantes e divertidas. Além de suas belas melodias, elas nos provocam com suas movimentações pelo espaço e pelas possibilidades de ficarmos "inventando moda" com elas. Essas brincadeiras foram recolhidas no dia a dia de seus integrantes, por meio da memória da infância, da formação profissional e do encontro com brincantes desse Brasil e da América do Sul e são apresentadas de forma cênica musical, valorizando os aspectos sonoros e os movimentos como inspiradores para a performance. Realizado pela Lei Municipal com patrocínio do Mater Dei,  "Brinquedorias"  vai contar com uma dobradinha no mês de junho.  Dia 1º, às 16h, no Espaço Comum Luiz Estrela , e  dia 8, no mesmo horário, no Espaço Alberto Pierrot Lunar , em Belo Horizonte.  O acesso é gratuito. Formado por  Reginaldo Santos ,  Gabriel Murilo ,  Eugê

EU FAÇO MEU BRINQUEDO

LUGAR DE CRIAÇÃO, PROJETO DO  CCBB   EDUCATIVO , DESENVOLVE SÉRIE DE ATIVIDADES  PARA ESTREITAR O DIÁLOGO COM A ARTE, EM MAIO DIAS 25 E 26 TERÁ A OFICINA “EU FAÇO MEU BRINQUEDO” No projeto  Lugar de Criação , o  Programa  CCBB   Educativo  desenvolve uma programação especial que tem como objetivo a ocupação, convivência, criação e diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, juntando-se à equipe no desenvolvimento de propostas específicas, integrando adultos e crianças em processos de experiência com a arte. Nos dias  25 e 26 de maio , as oficinas do  Eu faço meu brinquedo  exploram aspectos da cultura maker  e da criação, para pensar o brincar e o brinquedo como prática coletiva. E nesta edição, o público vai desenhar com luz. Usando lanternas coloridas e uma câmera fotográfica, o objetivo é experimentar o desenho a partir de instruções que indicam movimentos do corpo. Ao fim da ação, o  Educativo  pro

31 de janeiro: Dia da Solidariedade - É de criança que se aprende a dividir, compartilha e doar brinquedos é uma ótima atividade para aprender brincando

No dia 31 de Janeiro celebra-se o Dia da Solidariedade e o livro Brinquedos de André Neves traz, de maneira lúdica, valores como consciência ambiental, reciclagem e, claro, solidariedade. BRINQUEDOS, VAMOS DOAR? Livro publicado pela Editora Mundo Mirim aborda os temas consumismo e reciclagem Dois brinquedos, um palhaço e uma boneca, conduzem o fio narrativo de Brinquedos. A obra é uma publicação da Editora Mundo Mirim, que coloca o leitor em contato com duas realidades diferentes. A menina recebe uma boneca de presente. O menino ganha um palhaço. Mas depois de muita diversão, os dois se cansam dos brinquedos, que ficam abandonados no canto da sala. Mas qual será o destino desses brinquedos? Será que eles vão ser jogados no lixo? Essa história sensível e solidária é contada apenas pelas imagens assinadas por André Neves, no formato de livro só-imagem. Esta obra, que já foi selecionada para diversos programas de leituras a nível federal e estadual, como PNBE e SME-SP